Madeira

16 autocarros da SAM

  • 27 Janeiro, 2013

A Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM) nasceu em 1945, com uma frota de três autocarros.
As suas instalações originais situavam-se na rua Conselheiro Aires de Ornelas.
Esta empresa operava as carreiras urbanas na cidade do Funchal na Rua Pedro José de Ornelas, Monte e São Roque o Funchal.
As carreiras interurbanas entre a capital madeirense Santa Cruz, Santo da Serra, Machico e Portela, eram exploradas pela “Empresa Automobilística do Leste da Madeira, Limitada”, detida pela SAM.
Em 1986, as carreiras urbanas passam a ser exploradas por uma nova empresa, a Transfunchal, que fica com a responsabilidade pela exploração de todas as carreiras urbanas da cidade.
Em 1987, o Governo Regional da Madeira compra a totalidade da “Transfunchal, SA” e cria uma nova transportadora urbana, a “Horários do Funchal”.
Reduzida ao transporte urbano com esta decisão do governo, a SAM decide investir na área de aluguer de autocarros para turismo. Actualmente emprega 104 colaboradores e possui uma frota de 50 autocarros interurbanos, 40 autocarros de Turismo e 4 autocarros afectos ao serviço “Aerobus”.

As fotos que se seguem, gentilmente cedidas pelo dr. Alexandre Coutinho, diretor de Recursos Humanos da empresa proprietária da SAM, são o testemunho de um passado ao serviço dos madeirenses.

Autocarros antigos da Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM)

1 Comment on 16 autocarros da SAM

  • Pedro Lino Abreu França says:
    15 Fevereiro, 2017 at 22:11

    Viajei na Sam desde 1956

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Fields marked with * are required