Carros de Cesto

Viagem vertiginosa num carro de cesto

  • 18 Janeiro, 2013

Os carros de cesto do Monte são um meio de transporte tradicional da ilha da Madeira. Na atualidade, na cidade do Funchal, é utilizado numa descida entre a igreja do Monte e a Estrada do Livramento, a meia encosta, percorrendo cerca de dois quilómetros em dez minutos.

O carro não é mais do que um cesto de vime montado sobre patins de madeira que desce através da estrada inclinada, chamada Caminho do Monte. É um meio de transporte formidável, de apenas dois lugares, controlados pelos pés de dois homens, denominados de “Carreiros”. A duração da viagem é de 10m, atingindo num máximo 80 km/h, num percurso de 2 km.

Anualmente são aos milhares as pessoas, em especial turistas, que se deixam fascinar pela experiência de deslizar a grande velocidade por uma rua numa numa espécie de trenó de verga. As almofadas suavizam a corrida e os passageiros vão em segurança nas mãos dos dois condutores (os carreiros), que empurram e guiam o carro de cesto pela traseira, usando as botas como travões. Este meio de transporte data de 1850 e persiste nos nossos dias como atracção turística.

Clique aqui para ver o 2º álbum de carros de cesto

Para ver em slide, clique, numa imagem

Carros de Cesto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Fields marked with * are required