Transportes

O 1º automóvel a circular na Madeira em 1904

  • 10 Fevereiro, 2013

O primeiro automóvel a circular na Ilha da Madeira chegou ao Funchal em 1903, mas só terá começado a circular em 1904. A viatura, um Wolseley, pertencia ao cidadão britânico Harvey Foster que visitou a ilha durante uns meses acompanhado da família trazendo para sua comodidade carro próprio.
No entanto, conforme escreve Maria de Fátima Abreu, do Arquivo Regional da Madeira, o registo do primeiro automóvel só acontece em 1907. Um “Dion Bouton”, “da Empresa Madeirense de Automóveis, constituída nesse mesmo ano e à qual a CMF faz a primeira concessão de exploração dos transportes públicos, durante algum tempo a única, depois de abandonada a ideia de uma linha de carros eléctricos anteriormente pensada e para a qual havia um candidato à concessão. O primeiro automóvel de seis lugares, para transporte de passageiros, chega à cidade a 23 de Novembro de 1907, no vapor Insulano, sendo experimentado no dia seguinte. O seu destino é servir na única empresa do sector, que não espera muito para ter concorrentes”.


Uma breve notícia publicada no dia 27 de Novembro de 1907, no Diário de Notícias, diz textualmente: “Deve chegar hoje a esta cidade, vindo de Lisboa, no vapor Insulano, um automóvel para transporte de passageiros nas nossas ruas”.

O 1º automóvel a circular na Madeira, em 1904

Leave a Reply

Your email address will not be published. Fields marked with * are required