Economia

44 Rótulos de garrafas de Vinho Madeira

  • 2 Fevereiro, 2013

Embora durante muitos tempo o vinho fosse exportado a granel em grandes pipas, a partir do momento em que os processos de engarrafamento começaram a ter relevância, os rótulos passaram a constituir uma imagem de marca do Vinho Madeira.
Foram inúmeras as imagens que, coladas à garrafas, identificaram a origem, as características e qualidades de um produto, que, por mérito próprio e fruto do labor dos madeirenses ganhou um estatuto especial no mundo.
Se o vinho, por si só, ganhou o estatuto que hoje tem, os rótulos marcam a identidade, o reconhecimento visual imediato, evoluindo o sabor das tendências dos tempos, também identificando a Madeira e um dos seus principais produtos de exportação ao longo da História.
Segundo o professor Alberto Vieira no seu livro sobre o tema, “os mercados do vinho Madeira diversificaram se ao longo dos tempos. De entre todos apenas o britânico foi o único que manteve fidelidade ao vinho.
Os ingleses foram os primeiros a apreciar o vinho da ilha, documentando-se a presença desde o século XV. No quadro da evolução dos mercados do vinho Madeira podemos definir três momentos :

• Séculos XV e XVI: domínio da Europa, nomeadamente França e Inglaterra;
• Séculos XVII XIX: momento de afirmação das colónias europeias na América e Índia, sendo o vinho Madeira companheiro inseparável dos colonos;
• Século XIX a partir de 1830: retorno do vinho à Europa com a plena afirmação dos mercados londrino e russo.
• Século XX: diversificação dos mercados e afirmação do britânico, norte-americano e o aparecimento de novos no Norte da Europa e Japão.”


Galeria de 44 rótulos de garrafas de Vinho Madeira.

Rótulos de garrafas de Vinho Madeira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Fields marked with * are required